Os armários vazios, Mª Judite de Carvalho


Encantada com a descoberta da escrita de MJC em Tanta Gente, Mariana, encetei uma nova leitura da autora, desta feita com estes Os Armários Vazios. Encontrei nesta história os mesmos factores de encantamento, mas que, em última análise, me deixaram uma certa sensação de desconforto. A história – apesar da sua ironia e da sua especificidade – mantém exactamente o mesmo tom de desalento, dessintonia e solidão femininas, cuja eximia reiteração nos faz perceber que esta não é apenas a possível exploração de um sentimento. É, de facto, o esmiuçar de um sentimento vivido e sentido ao milésimo nível de subtileza e angústia.
Este desconfiar, levou-me a uma breve pesquisa sobra a autora e deparei-me com a sua biografia na página de DGLAB. A sua biografia é – no mínimo – trágica. Recorda-me a biografia de Clarice Lispector, com quem senti muitas semelhanças nas ambiências e sentimentos aflorados. Os testemunhos mencionados deixam-nos apenas uma certeza: a arte de MJC não imita a vida, fica-lhe aquém, mas ainda é a melhor – ou única – forma de tentar compreender o que não compreende sobre a sua vida.
Estes Armários oferecem-nos uma galeria de mulheres que se cruzam na vida, oscilando entre um certo respeito mútuo, mas também uma incompreensão da outra, apesar de um certo carinho, de um certo afecto. Não há aqui amores totais ou incondicionais. Existem os amores possíveis, os amores capazes, mas sempre insuficientes. Dora Rosário, Ana, Lisa (Ana Luísa) e Manuela oferecem-nos uma paleta de como se poder viver de forma diferente as expectativas que a sociedade vota à mulher. São mulheres lúcidas, responsáveis e que aceitam as consequências dos seus actos. Mulheres de certo modo emancipadas, mas nem todas com a força anímica – especialmente Dora Rosário - para fazer frente a essa emancipação.
Terei ainda de voltar, mais tarde, à escrita de MJC, sobre a qual há ainda muito a descobrir e, também, a lamentar...
Editora: Europa-América | Colecção: Século XX | Local: Mem Martins | Edição/Ano: nº103350/5948, 1993 | Págs.: 115 | Capa: Estúdios PEA | ISBN: 972-1-03704-4 | DL: 71871/93 | Localização: BLX Belém 82P-31/CAR (80318525)

Comentários