O olhar e a alma: Romance de Modigliani, Cristina Carvalho

Não vos sei dizer com que expectativas entrei nesta leitura, mas sei sob que influência o fiz. Primeiro, quando se fala de Modigliani, tenho sempre em mente o filme de 2004, protagonizado por Andy Garcia. Foi interessante contrastar a imagem do actor com a do desgaste físico descrito pela autora. Depois, vinha da leitura de Rua de Paris em Dia de Chuva, em que Isabel Rio Novo nos leva por uma imensa viagem pela obra de Gustave Caillebotte. E senti um novo contraste: Cristina Carvalho opta deliberadamente por deixar a sua obra de lado e centrar-se na biografia do pintor. O que a meu ver sabe a muito pouco.

A minha constante sensação durante esta leitura é exactamente de que sabe a pouco. Por um lado, transparece o fascínio que o pintor exerce na autora e sim, fiquei a saber alguns detalhes sua vida, da qual a autora também afirma que pouco se sabe. O que torna reduzida a sua efabulação sobre a mesma e quase se parece uma composição juvenil sobre o nosso ídolo de juventude, inclusive pelo estilo narrativo adotado, muito pejado de adjectivos como maravilhoso e fascinante. Não é de todo o estilo que me prende.

Perante esta leitura, fico com aquela sensação de: o que poderia ter sido. Não somente a vida deste pintor à margem e sem reconhecimento, como o do próprio livro se tivesse outra opção criativa e narrativa. Por que o fascínio da autora é notório, o meu não foi conquistado. O que também terá o seu aspecto positivo: terei de ler mais a sua obra para ficar com uma imagem mais concreta da sua escrita, já que tem o mérito de ser uma autora prolífica e com trabalhos nomeados para alguns prémios internacionais. A seu tempo aqui deixarei mais algumas impressões.

Revisão: Eulália Pyrrait | Editora: Planeta | Local: LX | Edição/Ano: 1ª, mai 2015  | Impressão: Guide Ag | Págs.: 140 | Capa: Moshi Moshi | ISBN: 978-989-657-658-2 | DL: 392423/15 | Localização: BLX Marv 82P-31/CAR (80372812)

Comentários