Joana Estrela

O meu primeiro contato com o trabalho de JE foi através de Isto é um bom lugar, com texto de Ana Pessoa. Depois disto, tenho-me cruzado com o seu nome enquanto ilustradora, mas – confesso – sem prestar muita atenção.

Há poucos dias, ao procurar uma BD para ler no fim de semana, cruzei-me com a capa amarela de Propaganda. (Não sei se já vos disse, mas adoro amarelo) Perceber que era uma edição em inglês, chamou-me imediatamente a atenção, pois gosto de perceber que @s noss@s autor@s têm alcance internacional.

O livro é um diário que retrata a sua experiência de SVE (Serviço de Voluntariado Europeu) na Lituânia em 2016 e experiência de participar na organização da primeira Parada do Orgulho em Vilnius. Depois, pesquisei outros títulos da autora e – devido ao acesso imediato – acabei por ler Mana e Menino Menina. Não só, mas a temática LGBTQI+ (de certeza que não a sigla mais atual) faz parte do seu repertório de trabalho e é importante perceber que autor@s nacionais a tratam e como, pois nem sempre é fácil tratar estes temas e é sempre útil contar com histórias que nos ajudam.

Comentários