As evidências nocturnas, Maria Manuel Viana

 


Em 2018, tive a oportunidade de conversar com a Maria Manuel sobre o seu trabalho e desde ai fui seguindo-a até à notícia da sua partida inesperada. Na altura, li quase tudo o que tinha publicado.

Em 2021, foram publicadas est’As Evidências Nocturnas e devido ao meu plano de leituras errático ainda não me tinha dedicado a elas. Quis que as minhas pessoas leitoras do Lugar de Leitura partilhassem a curiosidade sobre a sua obra. E que eu aproveitasse a oportunidade para me dedicar a estas evidências. Estas assumem um registo diarístico pandémico em que uma – ou duas mulheres – (com MMV nunca se sabe se a dualidade é real, física ou psicológica ) dão conta da sua obsessão amorosa, uma pelo amante que abandona, outra pelo filho que morre. Sempre num tom erudito, repleto de referências que muitas vezes me escapam, volta ao seu tema de eleição: a dualidade / duplicidade. As suas protagonistas, de que nunca temos a certeza do nome, mas sim uma inicial, são sempre mulheres, raparigas, mas sobretudo outras.

Editora: Teodolito | Edição/Ano: 1ª, abr  2021 | Local: LX | Impressão: Rainho & Neves, Lda. | Págs.: 160 | ISBN: 978-972-36-1854-9 | D.L.: 481186/21 | Localização: BLX DMF 82P-31/VIA  (80468611)

Comentários