Veado Assassino, Santiago Nazarian

 


Cheguei a este livro devido à premissa: Um presidente de extrema-direita é morto por um adolescente não binário. Pensei, ok, isto é diferente – e considerando a dimensão – então, vamos lá a isso. É realmente uma proposta diferente: um diálogo continuo, entre o adolescente e alguém que talvez identifiquemos nas últimas páginas. (gostaria muito de ver uma adaptação teatral deste texto, que parece inclusive concebido para tal.)

Ora o que tem este diálogo de interessante (embora talvez não para todos os públicos, e não necessariamente para um público jovem)? O de nos transportar para a linguagem e a cultura de uma geração de jovens (adultos) nativos digitais e, consequentemente, de perceber as implicações comportamentais e de expetativas sociais destas novas gerações. O que lhes estamos a deixar e como estamos a deixar que estes sejam, por incúria e incompreensão (nossa) dessa realidade.

Acho um livro bastante relevante para quem quiser trabalhar com jovens ou simplesmente compreender as suas idiossicacias. Tem imensos pontos de reflexão e trabalho. Poderia ter outra abordagem literária, podia. Mas o formato escolhido presta-se à mensagem: ouvir um jovem, pela sua voz e palavra, em vez de assumir o que que queiramos assumir sobre a juventude.

Editora: Companhia das Letras | Local: SP, Brasil | Edição/Ano: 2023 | Págs.: 112 | ISBN: 978-65-5921-566-9 | Localização: BLX Alc 82P(81)-31/NAZ (…)

Comentários