Caruncho, Layla Martínez


Tenho o livro Há umas semanas, cortesia da editora. Mas só nos últimos dias me dediquei a ele, pois estava prevista uma visita da autora esta semana a Lisboa, a seria a autora deste mês do Escrita em Dia, então queria ter a leitura fresquinha na cabeça. Um imprevisto impediu a sua vinda, mas aqui ficam as minhas impressões de leitura.

A meu ver, esta é uma alegoria gótica em que a autora, através de diversas gerações de mulheres, explora o modo como a violência e os diversos comportamentos tóxicos por si gerados se replica de geração em geração de modo tão arreigado que impossibilita quebrar qualquer ciclo. Esta violência tem diversas dimensões, sendo as social, económica, geracional e de género as mais óbvias. Em cerc de 120 páginas de uma eficácia narrativa, uma linguagem rica (à qual a tradução de Guilherme Pires é de relevar), a autora leva-nos por uma espiral e um fim negro (é spoiler, mas eu gostei!). Afinal, a luz só pode surgir depois da escuridão total.

Se ainda não deram oportunidade para que este caruncho vos carcoma, ide, ide, que vão bem!

Título Original: Carcoma | Tradução: Guilherme Pires | Revisão: Madalena Caramona | Editora: Antigona | Local: LX | Edição/Ano: 1ª, mar 2024 | Impressão: Gráfica Maiadouro | Págs.: 120  | ISBN: 978-972-608-455-6| DL: 528705/24 | Localização: Pax

Comentários