Clubes de Leitura: Balanços e Perspetivas para 2024-2025

Findada a quase totalidade das temporadas dos Clubes de Leitura (falta apenas uma sessão do Lugar de Leitura), vou deixar aqui um breve balanço e respetivas perspetivas para a temporada 2024-2025.

 

Biblioteca Palácio Galveias

Balanço: O grupo aderiu e apreciou bastante o programa de leituras. Manteve-se uma adesão estável, com uma média de 20 participantes por sessão. O interesse foi contínuo e criou-se uma lista de espera, que só agora será integrado para a próxima temporada.

Perspetivas: O programa será mais dedicado à revisitação de clássicos, sob o tema Irmandades (dentro e fora das histórias). Leremos teatro, autores lusófonos e as grandes pioneiras do romance. Em termos de dinâmica, apesar da dimensão, o grupo está em mudança e teremos novas participações. Penso que entraremos em lista de espera logo no início da temporada.

 


Lugar de Leitura

Balanço: Este grupo é mais pequeno, logo mais instável em número de participações, a quem não é alheio as diversas alterações de localização que se observaram. Ainda assim, aumentámos a média para 9 participantes por sessão. O nosso programa de leituras continuou nos autores nacionais, alternando sempre entre autoras e autores.

Perspetivas: Em termos de programa, creio que vamos aumentar a abrangência geográfica à lusofonia. No entanto, ainda não definimos as próximas leituras. No que diz respeito ao grupo, espero finalmente atingir a estabilidade desejável. Vou continuar a trabalhar para termos uma média de participações acima dos 10.

 


Trocado para Graúdos

Balanço: O nosso público-alvo não foi atingido, mas foi uma experiência muito positiva.

Perspetivas: Vamos alargar o público-alvo e perceber se terá mais adesão.

 

Silêncio em volta

Perspetivas: Queria perceber a adesão de um clube de leitura silencioso em contexto de biblioteca e num horário mais cedo do que o habitual. Eventualmente, divulgação não era explícita o suficiente.

Balanço: Esta experiência não terá continuidade.

Comentários