Ler É politico*


O que é ler? O que é politico? Ler é pausar, acolher, refletir e, idealmente, ver o mundo de forma diferente. Ser político é observar o que me rodeia, tentar compreende-lo e, sempre que possível, agir de forma a ser um espaço público melhor para mim e, idealmente, para quem me rodeia. Não se pode ser político sem ler, talvez se possa ler sem ser político, ou talvez seja essa a nossa forma de ser político: passar pelo mundo de forma indelével.

O que posso dizer da minha experiência de leitura é que é política desde há cerca de 30 anos. Não só pelas escolhas que faço - em busca de uma diversidade de vozes, experiências, geografias e culturas, que gostava que fossem mais amplas do que consigo - mas também pelas escolhas e sugestões que tenho oportunidade de fazer e repercutir no âmbito do meu trabalho.

Primeiro, há que salientar o manancial de obras a que tenho acesso sem quaisquer restrições a não ser eventuais inexistências e listas de espera. Só esta possibilidade confere-nos não só uma liberdade, como também uma responsabilidade de escolha: quero alargar horizontes ou mante-los a uma curta distância?

Depois, em consequência, tenho a oportunidade privilegiada de partilhar leituras. Ao faze-lo, estou ciente do seu possível impacto. Então, procuro que este seja também nesse sentido: de alargar perspetivas que, por sua vez, permitam acolher outras. Que esta não sejam simples ações de adição, mas sim de multiplicação. Umas vezes a semente germina, outras permanece latente, outras nunca singrará. Faz tudo parte. O mais interessante é perceber que algumas destas leituras seguem depois para outros leitores que sequer conheço. O que vos posso dizer é que impacto as leituras de cerca de 40 a 50 pessoas, por mês.

Uau. Há momentos em que acho isto realmente extraordinário. E embora possa ser transitório – e um pouco presunçoso -, sim estou a ser política nas minhas leituras e sim estou a impactar quem me rodeia. Haverá algo mais político do que isso?

 

*Reflexão a partir de uma questão pelo @filipeheath no Instagram

Comentários