A Viagem dos 100 Passos (2014)


A família Kadam, após o incêndio criminoso que destrói o seu restaurante e vitimiza a sua matriarca, procura uma nova vida na Europa. Primeiro em Inglaterra e depois em França, onde um acidente de viação sem sequelas os acaba por levar a uma pequena vila. Lá, encontram o espaço ideal para criar um novo restaurante tipicamente indiano que emprega toda a família. O único senão é que se situa exatamente em frente do conceituado Le Saule Pleurer, distinguido com uma estrela Michelin, o que dará origem a um conflito entre as duas casas. E é aí que tem início a viagem dos 100 passos, exatamente a distância que separa os dois estabelecimentos, mas que parece muito maior entre os antagonistas. Essa distância vai diminuir graças à ambição e ao talento do jovem Hassan, dotado cozinheiro, que vê na “concorrência” a oportunidade de aprender e desenvolver novas técnicas culinárias e, quem sabe, conquistar a “sua” estrela Michelin e leva-lo a voos ainda mais altos.
É um filme agradável que mistura as místicas e ambiências de filmes como Chocolate, Ratatui e a Vida de Pi. É o caso do ambiente da pequena vila francesa, igualmente retratada por Lasse Hallström em Chocolate, a afectividade e a memória que a comida desperta em Ratatui, e a viagem inesperada, embora não tão traumática, e a procura de uma vida melhor de A Vida de Pi.

Título original: The Hundred-Foot Journey * Realização: Lasse Hallström * Argumento: Steven Knight, baseado na obra homónima de  Richard C. Morais * Elenco: Helen MirrenOm PuriManish Dayal

Comentários