O Mundo a Seus Pés (1941)

Há muito que procurava ver este filme e perceber o porquê do seu lugar canónico na história do cinema. Há, pelo menos, duas razões para tal: a história retratada e a forma como esta nos é apresentada.
Kane, um reputado e excêntrico milionário, é-nos apresentado a partir do anúncio da sua morte. Mas quem foi o homem privado, para além do homem público? É esta a pergunta para a qual um jovem jornalista procura resposta e é a sua busca que acompanhamos. Através de diversos flashbacks, entre a indiferença jornalística e o testemunho emotivo de quem com ele privou, vamos ficando a conhecer o homem por trás da lenda. E só a nós, público, nos é dado a revelar, no final da narrativa, o que poderá ter sido a compreensão final do trajecto de vida deste homem, num subtil desvendar do significado da sua última palavra “rosebud.”

Para além de quaisquer críticas sociais subjacentes, é ma história subtil e interessante sobre as decisões e escolhas de um homem para cumprir um ideal e o que fica desse mesmo ideal qunado o mesmo não se cumpre.
Título original: Citizen Kane * Realização: Orson Welles * Argumento: Herman J. Mankiewicz, Orson Welles Elenco: Orson WellesJoseph CottenDorothy Comingore

Comentários