Gramática do Medo, Mª Manuel Viana e Patrícia Reis


Duas amigas. Um cruzeiro. Um colar de pérolas. Uma advertência inicial: “Tenta ser uma mulher banal, mesmo que seja difícil.”
Uma vida em paralelo: “Podíamos não ter acontecido uma à outra para sempre.” Um homem em comum: “uma vida dupla, sem ser necessariamente uma vida de mentira.” A família do coração: “a minha família és tu.”
Um desaparecimento. A reclusão e a busca. A unidade? “a última hipótese para reconstruir as peças soltas do puzzle e desaprender as declinações cruéis e obliquas das palavras tu, eu, nós, medo.”
Um relator. Metatexto. Quem conta o quê, a quem pertence a história? “Paro aqui, os leitores já devem ter dado conta da inverosimilhança desta história, está na altura de eu fazer uma das minhas piruetas e dizer, com ar contristado, que estou a confundir os lugares, os tempos e as circunstâncias.”
Revisão: Clara Boléo | Editora: D. Quixote | Colecção: Lit. Lusófona | Local: Alfragide | Edição/Ano: 1ª, abril 2016  | Impressão: Multitipo | Págs.: 172 | Capa: Mª Manuel Lacerda, sobre imagem de Dino Valls | ISBN: 978-972-20-6007-3 | DL: 406142/16 | Localização: PAX

Comentários