O Mundo, Juan José millás

p. 154 “És escritor porque a puseste tu [a virgula], porque geraste recursos para contar a realidade modificando-a ao mesmo tempo que a contavas.”
Esta foi a minha primeira incursão na escrita deste autor espanhol e que me suscitou a curiosidade de voltar a ele mais tarde. E o que me suscita essa curiosidade? A aceitação de que a a escrita é um processo terapêutico e que, personagens à parte, e que tem assumidamente um cunho autobiográfico.
Esta narrativa apresenta dois grandes momentos: a infância e a juventude. Tem inicio na infância e apresenta-nos os episódios, ambiência e contexto familiar que moldaram o autor, para o resto do seu percurso de vida, até ao momento. E os episódios mais marcantes são a sensação física de frio e a utilização da imaginação como forma de escape para o quotidiano. Já na juventude, os momentos definidores são o primeiro amor, não correspondido, claro!, e o impacto da escrita na formação do eu e vice-versa o modo como a personalidade do autor em formação impacta a produção escrita.
Estes são temas que me interessam, porque, e muitos escritores o admitem, embora não o sejam necessariamente uma regre, a maior parte da escrita é na verdade um processo de digestão e processamento do que nos acontece, uma forma de compreender os nossos fantasmas e de combater os nossos dragões. Ainda que, para tal, necessitemos de por as palavras na boca de outrem. De personagens que não nos pareçam nós, mas que inevitavelmente nos reflectem. Daí, a minha a intenção de voltar a este autor mais tarde.
Não quero deixar de registar aqui outra nota, que é o quanto este O Mundo se assemelha ao universo narrativo de Os da minha rua, de Ondjaki, e o quanto simultaneamente essa rua é física e sensorialmente diferente. Ou seja, se em Millas temos um registo de frio, em Ondjaki há registo de calor. E essas duas características têm um impacto nas suas escritas.

Título Original: El Mundo | Tradução: Luísa Diogo & Carlos Tavares | Editora: Planeta | Local: Lisboa | Edição/Ano: 2ª, abril 2014 | Impressão: Guide AG, Lda. | Págs.: 231 | ISBN: 978-989-657-477-2 | DL: 374356/14 | Localização: BLX SL82-21 MIL (80352074)

Comentários