O Outro Pé da Sereia, Mia Couto

A viagem termina quando encerramos as nossas fileiras interiores. Regressamos a nós, não a um lugar.” (p. 449)
Voltar a um livro, quase dez anos depois, não é voltar a um mesmo livro. É descobrir um novo. E não sei se me deva amedrontar com o facto de não recordar nada da história a não ser o facto de que a sereia emquestão era apenas figurada ou, melhor, figurante.
Esta é uma tipica história de Mia Couto em que predomina uma prosa poética que oscila entre o realismo e a magia do que não se sabe explicar. Desta feita, acompanhamos uma jovem mulher que retorna à sua aldeia para buscar um lugar sagrado para guardar uma imagem em madeira de uma santa, cujo pé lhe falta. Nessa viagem ao seu passado e às ruínas em que hoje consiste o lugarejo de Vila Longe cruzam-se outros passados, nomeadamente a história que levou a santa, cerca de 400 anos antes, até ali.
A meu ver, esta é uma história de fantasmas, que se reencontram uma vez mais para, quem sabe, finalmente poderem acertar as suas contas e deixar de vagar pelos espaços que anteriormente ocuparam, presos a um passado já inexistente. E, simultaneamente, destacam-se dois aspectos de reflexão: um sobre a condição do negro e outro sobre a condição da mulher.
O primeiro está muito presente nas personagens dos americanos, que buscam uma história do impacto da escravatura que se encaixe na sua imagem preconcebida da mesma, e na de Zeca Matambira, que ao relatar o seu mais famigerado combate de boxe nos explica que: “a sua cabeça tinha sido ensinada a não se defender de um branco. (…) tinha sido derrotado no palco da vida antes de subir para o ringue de boxe”. (p. 299)
Já a condição da mulher é nos apresentada através do relato de diversos níveis de violência, quer física e sexual, quer psicológica, como forma de “domar” o espírito que os homens não compreendem, mas pelo qual se sentem ameaçados.

Editora: Caminho | Local: Alfragide | Edição/Ano: 2ª (1000 ex.), Setembro 2013 | Impressão: Eigal | Págs.: ... | Capa: Rui Garrido | ISBN: 978-972-21-2638-0 | DL: 363963/13 | Localização: BLX Cor ROM ROM-EST COU (80343214)

Comentários