Os livros do final da tua vida, Will Schwalbe

Há livros que se revelam uma pequena surpresa. Seja porque avançamos suavemente pelas suas páginas, seja porque nos identificamos com o seu conteúdo. E neste livro senti uma dupla identificação. A mais óbvia, para quem me conhece quotidianamente, é o da minha paixão por Clubes de Leitura/Comunidades de Leitores. Foi aliás esta temática que me fez encontrar o livro e no qual encontrei algumas reflexões que partilho, e a que me dedicarei noutros textos a publicar proximamente. Um dos méritos deste livro é que me deu muita vontade de escrever e também de revisitar textos antigos, que necessitarão, é certo de um upgrade.
O segundo factor de identificação que senti foi ter passado por uma situação de vida semelhante: a experiência de acompanhar a nossa mãe na sua batalha oncológica. Reconheço uma enorme sensibilidade e fidelidade na sua reprodução dos ambientes hospitalares, as rotinas das consultas e tratamentos, os efeitos secundários das diferentes quimio e radioterapias, os estados de espírito e físicos dos doentes e seus acompanhantes, bem como, em última instância, o definhar físico do corpo, que pode ser bem mais drástico do que aqui é apresentado.
Neste caso, o autor relata-nos como a sua relação com a mãe - nos cerca de dois últimos anos de vida dela – foi pautada por um clube de leitura a dois, que teve o grande beneficio servir de ponte para a sua mãe transmitir muitas das suas experiências e aprendizagens de vida, mas também para os diálogos onde ainda transmite os seus sonhos, intenções e desejos.
Numa nota puramente pessoal, com a leitura deste livro sinto que fechei um ciclo de leituras que me ajudou a superar os meus processos de luto. Uma dessas leituras é A Última Aula, de Randy Pausch, mencionada ao longo da obra é que também li há cerca de 2 anos. Outro livro que não faz parte desta listagem é o Nunca te distraias da Vida, de Manuel Forjaz, e que li há cerca de 3 anos. Os 3 livros, e tantos outros pelo caminho, ajudaram-me a atingir uma serenidade e uma aceitação nem sempre fáceis e nem sempre constantes, mas possíveis, e cuja leitura pode ser benéfica para colocarmos em harmonia razão e emoção.

Título Original: The end of your life book club | Tradução: Eugénia Antunes | Editora: Clube do Autor | Local: Lisboa | Edição/Ano: 1ª, Out. 2013 | Impressão: Guide – AG, Lda. | Págs.: 326 | ISBN: 978-989-724-075-1 | DL: 363162/13 | Localização: BLX Olivais OUT-GEN OUT-GEN-EST SCH (80335911)

Comentários

  1. Um texto bem escrito que me deu vontade de ler os livros que recomendas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio, obrigada pelas palavras. Aqui vão outras sugestões de leitura: http://aprateleiramaisalta.blogspot.pt/2017/07/os-livros-do-final-da-tua-vida-will.html
      :)

      Eliminar

Enviar um comentário