The library book, vvaa

Esta é uma edição promovida pela Reading Agency, agência britânica para a promoção da leitura, que visou a angariação de fundos para o desenvolvimento e continuação de projectos de promoção da leitura e literacias. É composto por pequenos textos de autores das mais diversas áreas, com particular ênfase na literatura.
As maioria dos relatos são registos da experiência pessoal dos seus autores enquanto utilizadores de bibliotecas públicas e um louvor à sua capacidade como agente de promoção da igualdade de oportunidades, de segurança intelectual, física e de aceitação, contribuindo para a auto-estima e auto-conhecimento dos seus beneficiários. Há apenas 2 registos ficcionais e o meu destaque vai para o texto de Julian Barnes com um visão distópica de uma sociedade futura em que, suprimido o objecto livro, permanece o livro humano. Um belo conto com reminiscências de Farenheit 451.
Mas o texto que mais interesse me suscitou é da autoria de Seth Godin, intitulado “The future of library”. Sob a premissa “what is a public library for?”, Godin começa por traçar uma breve história da biblioteca. Primeiro um repositório de livros com interesse em serem partilhados, depois a casa do bibliotecário. E é sobre este que autor põe a tónica para o futuro deste espaço, pois é a ele que cabe o desafio de descobrir formas criativas de encontrar e utilizar a informação. E o apresenta como a pessoa, o técnico com a capacidade e a função de produzir, dar a conhecer, estabelecer ligações, ensinar e empreender. Ou seja, uma função longínqua da tradicional, mas ainda habitual, de organizar, arrumar e recuperar informação. O novo desafio das bibliotecas passa pela capacidade dos seus técnicos se reinventarem e darem de retorno às suas comunidades os seus aprendizados, colmatando as suas novas, incessantes e, ainda, desconhecidas necessidades: “take the world of data, combine it with the people in this community and create value.” (p.49)

Editora: Profile Books | Local: Londres | Edição: 2012 | Impressão: Clays | Págs.: 192 | ISBN: 978-178-125-005-1 | Localização: CP SM

Comentários