Geração Perene (Perennial)

Cheguei recentemente a esta definição que me levou a algumas reflexões. A definição de perene advém da botânica e refere-se a plantas cuja folha se mantem, durante, pelo menos, 2 anos. Ou seja, o oposto das plantas de folha caduca, que caem anualmente. Mas quando se fala da actual geração perene, o significado torna-se mais abrangente. Representa as pessoas cuja estrutura mental não se define pela idade. Ou seja, pessoas de todas as idades cuja atitude é de constante renovação, acompanhando as evoluções tecnológicas e com amizades em todos os espectros etários. São pessoas que se envolvem, que mantêm a curiosidade sobre o que as rodeia, que ajudem os outros, que desenvolvem atividades (profissionais ou não) que as motivam, sendo criativas, confiantes, colaborativas e sem medo de arriscar.
Esta abordagem simples, parece demasiado boa para ser verdade. Mas será que, no mundo em constante mudança em que as actuais gerações vivem, poderemos realmente sobreviver se não for deste modo? Claro, que não estamos todos nestes níveis de postura perante as sociedades, as comunidades, as tribos e os grupos que nos rodeiam. E o nosso instinto de sobrevivência poderá não apontar neste sentido. O que também não é totalmente irreal. Mas também temos a capacidade de constatar diariamente que as mudanças exigem flexibilidade e esta passa muitas vezes pela capacidade de ajudar mas se calhar mais ainda da humildade em perceber que necessitamos de ajuda e em não hesitar em solicita-la.
Ao tentar perceber até que ponto me identifico com esta “geração” o mais engraçado é perceber que esta é também uma multigeração, embora apareça associada aos habitantes na casa dos 40. mas faz sentido pertencermos a uma única geração? Não. Mas, a ter de escolher alguma, esta parece a mais abrangente a uma geração entre o analógico e o digital e que acompanhou, ainda que mediaticamente, a muitas alterações entre diversas percepções do mundo e de mentalidades.

Que seja perene, então. 
👦👷👧👪👨👫👭👩👬👮👰👲
👯👲👴👳👸👵👷👶💁💂💃

Comentários