Genius (2017)

Uma das minhas actividades de férias foi por em dia algumas das séries que fui gravando na box. Uma dessas séries foi Genius, uma abordagem da vida de Albert Einstein.
Além da impressão de que Einstein, ainda em vida, era a pop star das ciências, e responsável pela efabulação da Teoria da Relatividade, pouco ou nada sabia da sua vida. O pouco que me foi dado vislumbrar sobre a mesma foi através de Os sonhos de Einstein, de Alan Lightman, uma pequena obra agradavelmente consonante com os relatos da série.
Então, o que me fica desta narrativa? A confirmação de que os denominados grandes génios vivem num nível de pensamento que raramente se coaduna com o quotidiano dos demais. O que provoca a usual reacção de incompreensão e cujo sucesso é, muitas vezes, atingido à custa da abnegação de quem lhe está próximo. Neste caso, ou quase todos os casos, a família. E aqui importa realçar o a importância da primeira mulher do cientista, Milena Maric, cuja contribuição não se cingiu à “simples” facilitação da logística doméstica. É hoje aceite que muitas das linhas de raciocínio e até muito do cálculo por trás dos conceitos desenvolvidos por Einstein se devem a esta mulher, que o próprio, por insegurança ou obsessão, negou à história. Acompanhar esta narrativa é também acompanhar o árduo trabalho de desbravamento das primeiras mulheres cientistas e a sua luta para que o seu trabalho seja valorizado em pé de igualdade e como a sociedade, em geral, negava à mulher todo e qulauqer papel que não fosse o doméstico. Esta luta é também corporizada na personagem de Marie Curie.

A série é muito interessante e vale a pena a sua visualização pois é uma lição de história em diversos níveis. Não é só a questão da evolução científica, é também a do seu papel no desfecho das duas grandes guerras mundiais. É também a das evoluções sociais e de quase todo o século 20. fica, por vezes a sensação de que muito mais haveria a explorar. E a verdade é que já está a ser desenvolvida uma segunda temporada com previsão de estreia para o próximo ano. Por isso, aguardemos por mais uma esperada lição de história. 

Título Original: Genius | Ano: 2017 | Temporada: 1 | Criadores: Kenneth Biller, Noah Pink | Elenco: Michael McElhatton, Johnny Flynn, Samantha Colley, Seth Gabel, Geoffrey Rush, Emily Watson 

Comentários