A
melhor avaliação de uma comunidade de leitores não deve ser quantitativa,
embora o número de participantes activos seja um indicador do interesse e perentoriedade
do mesmo. Se não passamos de 2, 3 participantes temos de nos interrogar: o que
está a condicionar a nossa abrangência? Que eventuais alterações devemos
implementar? O que não estamos a conseguir atingir com o nosso público-alvo?
Mas
há uma avaliação que raramente é devidamente realizada: qual o impacto da
Comunidade de leitores na dinâmica do nosso espaço? No caso das bibliotecas,
que é a minha área de actuação, o impacto vai para além do momento da reunião.
A sugestão mensal de leitura é aproveitada por (muitos) outros leitores, que
encontram nesta sugestão uma forma de alargar os seus horizontes de leitura.
Ainda
para além da reunião, há a comunicação que se estabelece entre todos os
participantes. Uma das potencialidades da mailing list, é a de partilhar
informações pertinentes consonantes com as reuniões ou como forma de dar
resposta a alguma solicitação dos participantes. Mas esta é também uma das
formas destes nos darem outro tipo de retorno. Por exemplo, quando não podem
estar presentes – por motivos vários – alguns dos participantes, que não deixam
de ler as obras – enviam as suas impressões de leitura, de modo a serem partilhadas
à mesma. E se há alguma ausência reiterada, há interesse de todos em saber se
está tudo bem ou apenas outros afazeres afastam os participantes das sessões. É
a ligação humana que permite que um grupo de leitores, com gostos e percursos
por vezes totalmente contrários, se torne realmente uma comunidade.
Já pessoalmente,
uma situação que me dá a sensação de validação do meu trabalho, é quando as minhas
sugestões – não sem alguns questionamentos, mas sobretudo - são aceitem com
curiosidade.
Estas
são avaliações empíricas que muitas vezes não transparecem em grelhas de
avaliação, que tendem a resumir o nosso trabalho em números. Mas se os números
podem, por vezes, não ser os mais atractivos, a relação humana e o impacto do
nosso trabalho valem tudo. E se há lema que eu sigo na vida, é: “if you build
it, he will come.” Ou seja, se criarmos espaços de partilha, o público virá.
![]() |
Jungho Lee |
Comentários
Enviar um comentário