Comunidade de Leitores da Biblioteca de Penha de França


Em Junho, fará três que integrei a equipa da Rede de Bibliotecas de Lisboa, mais precisamente na Biblioteca da Penha de França. A partir de Outubro desse ano, em colaboração com a minha colega que criou a Comunidade, comecei a compartilhar sua a organização e a dinamização. Gradualmente, assumi todas as tarefas e responsabilidades inerentes à mesma, sem nunca deixar de contar com o apoio para quaisquer dúvidas ou sugestões.
Actualmente, temos um grupo muito (passe o pleonasmo) muito participativo de participantes. O seu interesse e diversidade de contributos são sempre uma motivação e um desafio, perante os quais só posso responder com enorme respeito e crescimento, quer pessoal, quer profissional.
Hoje, ao fazer algumas pesquisas para começar a elaborar propostas para o ciclo de leituras de 2018/2019, deu-me para fazer um pequeno balanço das leituras realizadas deste Outubro de 2015 até às previstas até Junho próximo. de um total de 29 leituras, constato que 16 correspondem a autores portugueses, 5 a autores lusófonos e 8 a estrangeiros em geral. É com enorme prazer que a escolha dos participantes recai sobre os nossos autores. Se por um lado isso revela algum desconhecimento, por outro há também a curiosidade. E como já tenho frisado em reflexões anteriores, nada melhor do que uma Comunidade de Leitores para, num ambiente seguro e informal, conhecermos autores, perante os quais ainda há algum preconceito. Quer em termos de qualidade, que é muita, mas que, infelizmente, dada a dimensão do nosso mercado e o desconhecimento geral, parece não transparecer para o público em geral. Façamos então o que está ao nosso alcance para inverter este pensamento.

Para facilitar a minha pesquisa, e o eventual interesse do público, decidi criar um separador, no início da página, relativo apenas a esta Comunidade de Leitores. Nele constarão, não só o histórico de leituras, como a ligação a algumas reflexões especificas e outras informações especificas sobre a mesma. Espero que o mesmo vos seja útil. A mim será certamente. 

Comentários