domingo, 20 de maio de 2018

Clube de Leitura do Museu Ferreira de Castro celebra 10 anos de existência

Este mês, o CLMFC celebra 10 anos de existência. É uma idade bonita e que revela como um projecto simples pode ter longevidade. Não serei, com certeza, a pessoa certa para fazer balanços sobre o mesmo, mas posso certamente agradecer aos diversos participantes com os quais tenho aprendido tanto, sobre livros, sobre história, sobre a vida. Para não correr o risco de esquecer nomes, sintetizo esse agradecimento na figura do Ricardo António Alves, director do Museu e dinamizador e moderador do clube.
Participei pela primeira vez neste Clube em Junho de 2011, por ocasião da leitura de Mar me quer, de Mia Couto, a paixão literária da altura. A partir daí, tive uma participação presencial regular que se tornou à distância por questões de horário, após vir trabalhar para Lisboa. Ou seja, continuo a ler vários dos livros propostos e a descobrir autores e modos de ver o mundo. Para quem esteja interessado em conhecer o historial de leituras do Clube, sugiro a navegação pelo seu blogue A Curva dos Livros ( https://acurvadoslivros.blogspot.com/ ). E aqui, tenho um certo orgulho em ter contribuído para registar a história do clube, pois tomei a iniciativa da criação do blogue, no qual pouco ou nada contribuo, mas que serve de guia de leituras para todos.
Assim, quando tento fazer um balanço das leituras que mais me tocaram, já não tenho bem a certeza se participei nas respectivas sessões. Mas porque o essencial, além das pessoas, são os livros, aqui ficam alguns dos livros a que cheguei devido a este Clube e que, sem dúvida alguma, estão em mim. Espero que algumas também sejam da vossa eleição.
A Arte de Voar, Altarriba & Kim (Mai. 2017)
Anno Domini 1348, de Sérgio Luís de Carvalho (Out. 2012)
A Cotovia, de Dezsö Kostolannyí (Abr. 2012)
A Curva da Estrada, Ferreira de Castro (abr. 2015)
Dom Casmurro, Machado de Assis (Jun. 2015)
Fahrenheit 451, de Ray Bradbury (Fev., 2012)
Felicidade na Austrália, Liberto Cruz (Out. 2015)
Lavoura Arcaica, Raduan Nassar (Mar. 2017)
O Retorno, de Dulce Maria Cardoso (set. 2014)
Se Isto é um Homem, Primo Levi (Jan. 2013)

Sem comentários:

Enviar um comentário