Ciência & Literatura e Leitores Achados

É sempre bom ter conhecimento de uma nova Comunidades de Leitores (CL) e, se possível, conhecer a sua dinâmica e o que a diferencia, perante a rica e entusiasmante oferta existente, pelo menos, na área da grande Lisboa.
Por estes dias, tive o privilégio de participar na sessão inaugural da CL dinamizada por Isabel Zilhão na Biblioteca Palácio Galveias de dedicada a Ciência & Literatura. O objectivo é estabelecer “conversas descontraídas sobre livros de ficção com ciência (incluí ficção cientifica)”. A primeira sessão foi sobre Matteoperdeu o emprego, de Gonçalo M. Tavares, e seguir-se-ão sessões sobre Terrarium de João Barreiros e Luís Filipe silva (16 de junho) e O sistema periódico de Primo Levi (14 de julho), sempre pelas 16h30.
Tive igualmente o prazer de participar na última sessão da CL Leitores Achados, na Casa da Achada, que se encontra na última quinta-feira de cada mês, pelas 18h. Esta CL dedica-se ao conto e consiste na leitura em voz alta do mesmo e no seu posterior debate. O último texto foi o conto “A um passo de Gomorra”, de Ingborg Bauchman, e a enriquecedora conversa posterior deixou a vontade de voltar. No próximo mês, a proposta é a leitura e debate do conto “Só vim telefonar”, de Gabriel Garcia Marquez, constante em 12 Contos Peregrinos.
Quanto a mim, nem sempre me é possível participar, ou pelo menos ir conhecer, todas as CL existentes na área de Lisboa. Ainda assim, de quando em quando, lá vou eu...

Comentários