Adelaide, Tomi Ungerer

Como devem calcular, tenho sempre curiosidade em conhecer qualquer livro que (con)tenha o meu nome por título. Intriga-me perceber se as suas personagens e histórias têm alguma semelhança comigo e perceber também como é que alguém percepciona as potencialidades do nome Adelaide, que não sendo invulgar, também não é muito usual.
Já há algum tempo que me tinha cruzado com este Adelaide, de Tomi Ungerer, mas não tinha escrito nenhuma impressão sobre o mesmo. Nesta história,. Adelaide é uma cangurua com asas que, ao crescer, tem a natural ambição de viajar, acabando em Paris, onde se torna atracção de teatro. Revela-se capaz de actos heroicos e no seu rescaldo conhece um canguru no Zoo. Após conseguir a sua libertação vivem felizes para sempre com os seus canguruzinhos alados. É uma história ternurenta sobre a capacidade de aceitar a diferença, a coragem de seguir os nossos sonhos, conseguir o reconhecimento e recompensa pelos nossos actos.
O nome da cangurua deve-se certamente ao nome da cidade homónima australiana e que sempre alimentou a minha curiosidade. Aliás, quem não tem a curiosidade de conhecer qualquer local com que partilhe o nome? Um dos meus sonhos desde há muito é conhecer este pais e esta cidade, só já não consigo precisar se o nome teve culpa co cartório ou foi uma sincronia que veio cimentar a vontade.
Além do nome, partilho com a personagem o gosto pelo teatro, tendo uma experiência de teatro amador na minha juventude, além dos meus 15 minutos de fama. Por isso, percebo esta cangurua. De resto, cá ando nas minhas viagens livrescas (as físicas estão há muito pausadas, mas nunca se sabe quando podem retornar) e, enquanto as asas simbólicas baterem, está tudo bem.

Título Original: Adelaide, das fliegende Känguruh | Tradução: Carla Maia de Almeida | Editora: Kalandraka | Colecção: livros para sonhar| Local: Matosinhos | Edição/Ano: 1ª, jan 2014  | Impressão: Graficas Anduriña | Págs.: … | ISBN: 978-989-749-007-1 | DL: 359510/13 | Localização: BLX SL I-COM UNG (80344054)

Comentários