A repercussão de um texto

De quando em quando, gosto de prestar atenção ao número de visualizações dos textos que aqui publico. Não o faço com o objectivo de definir uma estratégia de publicações futuras, mas com a natural curiosidade de perceber que textos podem ter tido maior recepção e ponderar o porquê.
Segundo os dados facultados pelo Blogger, as publicações com maior adesão são naturalmente sobre bibliotecas. É natural. Esse é o meio meio profissional e tenho a noção de que muitas das minhas refexões encontram eco junto de vários colegas, seja na minha, seja noutras instituições, e que, por vezes, têm a amabilidade de os partilhar nas suas redes sociais. Isto explica sumariamente o número de visualizações atingidas.
Mas entre estes, há um texto que tem mantido uma constância de acessos que permitiu que, num ano, ultrapassasse mais de 500 visualizações, e que gradualmente se transformasse na minha segunda publicação mais lida. Refiro-me ao texto sobre o livro O Dia Cinzento, de Mário Dionísio.
Sendo um texto sobre um livro, não é habitual que obtenha muitas vizualizações, ou mesmo que obtenha um determinado nível de atenção, esse se concentre nos dias, no máximo duas semanas, posteriores à publicação. Ora, isso não aconteceu, pois continua a ser constantemente acedido e é até usual ser o mais lido em semanas em que por algum motivo não faço sequer publicações. Tentei perceber o que poderá levar a esta continuidade e percebi que nas pesquisas do Google, o mesmo aparece, surpresa!, em quinta posição das sugestões. Não percebo nada disso dos algoritmos e não consigo explica-lo.
Isso levou-me a uma nova leitura do texto. E a única coisa que posso dizer é que tenho muito orgulho no mesmo. Acho que está bem conseguido e que consegue de um modo directo e acessivel dar uma perspectiva geral do livro e também da obra do autor. Será essa a razão de se manter actual? Deixem-me pensar que sim.

Comentários