As Miniaturas, Andrea del Fuego


Na sequência da leitura de Os Malaquias, que muito apreciei, percebi que só há mais uma edição portuguesa de um livro desta autora. Apesar desta ter diversos livros publicados no Brasil, e de ter ganho o Prémio Saramago em 2011, isso não significou grande adesão do público nacional a esta autora, da qual é possível aceder somente a mais este As Miniaturas. Porquê esta indiferença e este desconhecimento, aliás generalizado, dos novos autores brasileiros? Não tenho uma explicação cabal, e este será igualmente tema de conversa na sessão de 19 de Dezembro da comunidade de Leitores da Biblioteca da Penha de França.
As miniaturas. O que são? Como o título indica, são reproduções em tamanho reduzido de objectos e seres da suposta realidade quotidiana. Nesta obra, são utilizados por oneiros, indutores de sonhos, que, tal como se um serviço público estatal, prestam serviço no Edifício Midoro Filho, no centro de uma grande urbe. Há regras muito explicitas e estritas de atendimento e acompanhamento de sonhantes, até que um dia um dos oneiros percebe uma falha no sistema. Ao invés de a denunciar, tenta explorar a falha e acaba por provocar um distúrbio no funcionamento de todo o Edifício e, inclusive, nos sonhantes.
Sem desvendar, muitos pormenores, este enredo onírico é consentâneo com o estilo que ADF já nos brindou n’Os Malaquias. Uma espécie de realismo mágico ou - como lhe chama a Márcia do Planeta Márcia - “uma irrealidade estranhamente verosímil.” a autora coloca-nos sempre em dois planos, o plano do quotidiano de uma família de mãe e filho, suas aspirações para ambos e mecanismos de lidar com a realidade, e o plano dos seus sonhos, onde, por ventura, há mais cruzamentos do que seria desejável.
Não creio que esta narrativa esteja ao mesmo nível de Os Malaquias. No entanto, este jogo entre o que é realidade e o que é sonho é bem conseguido pela autora, mesmo quando a intenção é de serem indistintos. Não me foi possível passar por esta leitura sem tecer algumas comparações com O Palácio dos sonhos, de Ismael Kadaré, embora este tenha uma construção com uma intenção politica e de defesa das liberdades intimas do individuo.
Editora: Porto Editora | Colecção: | Local: Porto | Edição/Ano: 1ª, jul 2014 | Impressão: Bloco Gráfico, Lda. | Págs.: 156 | Capa: Alex Gozblau | ISBN: 978-972-0-04665-9 | DL: 374407/14 | Localização: BLX Itinerantes 82P(81)-31/DEL (80327470)

Comentários