Rio do esquecimento, Isabel Rio novo


Por estes dias, Isabel Rio Novo (IRN) está sob os holofotes literários e culturais devido à biografia A Estrada e o Poço que escreveu sobre a incontornável mulher das letras portuguesas, Agustina Bessa-Luís, que lhe tem granjeado muitas apreciações positivas. Apreciações transversais também à sua escrita ficcional, cujos títulos mais renomados são este Rio do Esquecimento e A Febre das almas sensíveis, cujas críticas evidenciam o cuidado investido na pesquisa e a capacidade de recriar tempos e ambiências culturais e sociais.
Há muito que estava curiosa para conhecer a sua escrita e o meu objectivo era lê-la antes da nossa sessão de janeiro da Comunidade de Leitores da Penha, dedicada à Agustina. Só me foi possível depois. Logo nas primeiras páginas, foi evidente que IRN será uma das poucas pessoas com capacidade para captar a essência de Agustina. Em termos de estilo, captou, com certeza, a essência da sua escrita, que não sendo uma cópia, parece-me uma óbvia herdeira: um enredo aparentemente sem acção, a observação microscópica e mordaz do declínio de uma certa aristocracia portuense em vésperas da implantação da república e o esmiuçar do universo intimo e indizível das diversas mulheres co-protagonistas.
Gostei muito deste enredo que acompanha um conjunto de personagens que interagem, mas que, no fundo, estão sempre presos no seu mundo interior e cujas (in)acções têm um impacto profundo nos demais, embora nem sempre lhes pareça óbvio. Personificam o fim de uma certa aristocracia que implode, não só pelo advento de uma nova era politica, mas porque é incapaz de se reinventar. Apreciei muito o modo como IRN trata o tempo e o manipula e, com certeza, irei utilizar este livro como exemplo nas minhas sessões de Escrita Criativa. Apreciei igualmente o conceito que esta explora que me é muito caro: o modo como um acontecimento simples condiciona todo um futuro e se torna uma bola de neve que só pode acabar em destruição. Ou seja, se agirmos em conformidade, as grandes decisões são definidas pelas pequeninas decisões.
Definitivamente, embora sem data marcada, voltarei à obra de IRN.
Editora: D. Quixote | Local: Alfragide | Edição/Ano: 1ª, Fev 2016  | Impressão: Guide AG | Págs.: 17/03/2019 | Capa: Mª Manuel Lacerda | ISBN: 978-972-20-5927-5 | DL: 402645/15 | Localização: BLX marv 82P-31/RIO (80360492)

Comentários