A volta no parafuso, Henry James


Este é um daqueles autores que dificilmente voltaria a ler. Tenho uma recordação muito vaga da leitura de Daisy Miller na faculdade e do filme Retrato de uma Senhora, com Nicole Kidman e John Malkovich. Nenhum dos dois me suscitava vontade de retornar à leitura de Henry James.
Mas o surgimento de novas Comunidades de Leitores (CL), essas sim, suscitam-me sempre curiosidade, então aceitei o desafio da recente CL promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e dinamizada por Carlos Vaz Marques, e li este A volta no parafuso.
Foi uma leitura feita sempre de pé atrás. Embora a escrita seja ágil e a leitura rápida e acessível, provocou-me sempre sentimentos contraditórios, porque, no meu entender, as personagens oscilam sempre entre o intrigantes e o irritante. Claro que isso se deve ao mérito do autor que nos quer sempre num limbo sobre o que será a verdade deste personagens e há que lhe dar o crédito.
Gostei? Não o diria deste modo. Compreendo a sua construção e admiro a sua eficácia. Quando à história propriamente dita, encanita-me. Temos uma perceptora que se deixa seduzir, encantar e manipular, primeiro por um patrão galã e desinteressado e depois por uma governanta que vê o seu pequeno poder arrebatado. Pelo meio há duas crianças que, não sendo santas, são endeusadas e sabem tirar partidos disso. Depois, diz que há fantasmas ou alucinações, consoante o nosso ponto de vista e crenças. E há o fim trágico e uma aprente impunidade face ao modo sempre bipolar e inconstante com que o autor nos quer oferecer o relato. Só me apetecia dar estalos àquelas personagens todas. E sim, seria, por ventura, essa uma das intenções do autor.
O livro é um bom exemplo sobre a construção de uma história e utilizá-lo-ei futuramente enquanto exemplo na sessões de Escrita Criativa. Quanto a voltar ao autor, não sei. O tempo o dirá. 
Título Original: The Turn of the screw | Tradução: Margarida Vale do Gato | Revisão: … | Editora: Relógio d'Água | Colecção: | Local: LX | Edição/Ano: … | Impressão: … | Págs.: 198 | Capa: … | Ilustrações: | ISBN: 9789727087419 | DL: … | Localização: Pax (PF)

Comentários