Perguntas frequentes: Quantos livros lês por mês?


Uma das perguntas que recebo frequentemente é: Quantos livros lês por mês? Cuja resposta é, uma média de 3 a 4.
É verdade que, por vezes, inicio livros que não concluo. É verdade que há livros que demoram diversas semanas a ser lidos porque se imiscui a leitura de outros cuja conclusão é prioritária. Isto pode originar que, muito esporadicamente, termine a leitura de meia dúzia de livros quase ininterruptamente.
É verdade que a maioria das minhas leituras é efectuada nos trajectos de transportes públicos que necessito realizar diariamente no meu percurso casa-trabalho-casa. É também verdade que, nesse trajecto, tento prestar atenção às leituras dos outros passageiros e que ganhei o hábito de apontar o nome dos livros. É o nome desses livros que mensalmente publico sobre o título Leituras nos Transportes Públicos. Sim, essa lista inclui os livros que leio, mas não é a lista dos livros de leio. Compreendo que este tipo de publicação possa causar alguma confusão, dai a pergunta frequente do título. Mas descansem, eu não sou uma leitura tão profícua. Nem sei se o quero ser. Sou assumidamente uma slow reader.
Os livros que leio, quando tenho o tempo para a síntese e reflexão, publico sob o titulo do livro e do autor e incluem-se no separador 8. Literatura (Ficção/Não Ficção), ao qual estou a dever, desde o inicio deste blog, cerca de 20 títulos. É que, (in)felizmente, ainda é mais fácil ler do que escrever.

Comentários