Escrita Criativa: o que é para mim? (Parte I)


Hoje em dia, a Escrita Criativa é uma tendência, para não dizer moda, e um chapéu muito grande onde cabem diversas abordagens não académicas ou curriculares da aquisição e do desenvolvimento de competências de escrita. Como sabem, há muito que tenho este interesse e me dedico ao assunto, embora não de forma tão sistemática como desejaria. Mas como não tenho qualquer objectivo académico, o ritmo não é, pois, o mais relevante. Mas, inevitavelmente, numa sessão, surgiu a questão: o que é para mim a Escrita Criativa? Passados os milésimos de segundo de pânico pela surpresa, não me foi exatamente difícil elaborar uma resposta pronta, embora talvez não correspondesse totalmente às expectativas. Então, o que é para mim a Escrita Criativa?
É uma abordagem não formal da escrita, no sentido em que se prioriza a aprendizagem de conceitos e estruturas através do aprender fazendo, da partilha de diversos modos de fazer e/ou materializar e da reflexão continua sobre esse processo. Há espaço a uma componente teórica, onde a partilha de exemplos de outros autores procura reflectir diversas abordagens e modos de fazer sobre determinado tema, situação ou técnica. Depois, e o mais relevante, estimula-se a produção de textos próprios e a reflexão sobre o próprio processo de escrita e o modo como procuram incluir aspectos dos desafios colocados. Procura-se que estes desafios sejam originais, mas, na verdade, uma vez que andamos muitos ao mesmo, já se torna difícil atingir esta originalidade. Mas, pelo menos, procura-se escapar um pouco a exercícios padrão.
O padrão não é desvalorizado ou menosprezado. É ponto contínuo de reflexão. Porque o padrão advém do refinar de estratégias de tentativa e erro ao longo de milénios na arte de contar histórias. E se o padrão é eficaz, não é para menosprezar. É para interiorizar e então sim, depois, conseguir destruturar e levar as nossas intenções narrativas a bom porto.

Isto não é tudo o que tenho para dizer sobre o assunto, mas por agora ficamos por aqui.
Stay tunned… To be continued…

Comentários