Refugiados, Viet Thanh Nguyen


O título chamou-me a atenção. Desde que me dedico ao Português para Estrangeiros que a temática do território e do modo como as linhas convencionadas a que chamamos fronteiras nos conformam e moldam me interessam. Se, a estas dimensões, adicionarmos a contingência de se abandonar o território de origem sem saber se há regresso possível, como é que lidamos com a nossa herança e (des)pertença e como é que a integramos nos nossos novos eus?
Anteriormente, fascinaram-me as abordagens de Alice Walker, de Chimamanda Ngozie Adichie, do V. S. Naipul, entre outros. Agora, fui conquistada pela perspetiva de Viet Thanh Nguyen. Ele próprio refugiado de origem vietnamita, uma geografia literária ainda desconhecida para mim, oferece-nos 8 histórias de migrantes refugiados e de como – homens, mulheres, jovens, adultos, velhos, fantasmas, homossexuais, solteiros, casados, ... - desenham o seu presente americano e que papel tem o seu território passado no futuro, integrando-o ou não. São textos de uma simplicidade por vezes poética que intercalam a melancolia, a tristeza, o caricato, o desencontro, mas quase sempre num registo de esperança.
Como já afirmei, este livro conquistou-me e – um destes dias – irei encetar a leitura do outro título do autor disponível em Portugal, O simpatizante, que – recordo - arrecadou diversas apreciações positivas a quando do seu lançamento. Estou curiosa...
Título Original: The Refugees | Tradução: Paulo Tavares | Revisão: Tiago Marques | Editora: Elsonore | Local: LX | Edição/Ano: 1ª, jun 2018 | Impressão: Publito, Braga | Págs.: 220 | Capa: Luís Alegre, Wonder Book design | ISBN: 978-989-8864-33-8 | DL: 440561/18 | Localização: BLX Galv 82-34/Ngu (80425706)

Comentários