Embalando a minha biblioteca, Alberto Manguel


Quando estamos num impasse sobre a escolha da próxima leitura, por vezes surge uma nova opção que se impõe e – se acreditarmos em coincidências e sincronismo – que se revela a única, pelo momento certo em que sintetiza o nosso momento pessoal. Desta feita, o livro que se impôs e em que me reli em tantas observações foi este embalando a minha biblioteca. Porquê? Primeiro, porque já tive a inglória tarefa de desfazer-me de uma biblioteca pessoal e lidar com o sentimento de perda relativamente a diversos investimentos, intelectual, financeiro e de um projecto de vida. Depois, porque ao trabalhar em bibliotecas tudo o que a elas diz respeito e ao nosso fazer melhor me interessa. Por último, porque estou – digamos assim – no processo oposto: o de me desembalar de uma biblioteca, para, no início do ano, desempenhar funções noutra. Então, este é um dos mais paradigmáticos exemplos de como um livro nos lê por completo num determinado momento.
Manguel com a sua vasta sabedoria livresca leva-nos por uma viagem sentimental em que a base é o desmantelamento da sua biblioteca pessoal de cerca de 35 mil exemplares. O autor parte deste momento transformador para falar da relação que temos com os livros e com a leitura e como estes nos ajudam a lidar e a materializar a necessidade e ausência de memória esquecimento, perda e reconforto, caos criativo e organização, (i)materialidade, linguagem e silêncio, liberdade e construção de identidade, criação artística e sofrimento, viagem e sincronismo, entre outras. Além de inúmeras histórias de e com livros. Ler Manguel é sempre uma viagem da qual saímos enriquecidos e cujo convite aceitamos prontamente. Da minha parte, estou pronta para outra… mas esta ainda vai ressoar durante mais uns tempos...
Subtítulo: Uma Elegia e Dez Divagações | Título Original: Packing my Library – Na Elegy na tem digressions | Tradução: Rita almeida simões | Revisão: T-C | Editora: Tinta da China | Colecção: | Local: LX | Edição/Ano: 1ª, Mar 2018 | Impressão: Guide AG | Págs.: 144 | Capa: Veras Tavares (TC) | Ilustrações: | ISBN: 978-989-671-426-0 | DL: 437943/18 | Localização: BLX PF 027/MAN (80430313)

Comentários