Influenciadora, e porque não?


a tua foto de perfil, A imagem pode conter: Adelaide Bernardo, óculos graduados e closeup
A pensar no assunto!
Como mediadora de leitura, tenho a possibilidade de influenciar o percurso de leituras de quem participa nas actividades que dinamizo ou me solicita determinada informação ou sugestão. Mesmo que esta seja declinada ou adiada, a sugestão fica. Quando é aceite, é gratificante. E se calha a haver um retorno, é o delírio. Mas esta é a prespectiva presencial, cara a cara com os leitores. 
No entanto, há uma outra extensão dessa mediação, paralela ao contexto profissional, que constato ter uma repercussão igualmente gratificante. Ao dar a conhecer as minhas leituras, ao sintetizar algumas reflexões, ao compilar algumas informações inerentes às diversas vertentes do meu trabalho, ao divulgar o meu trabalho neste blogue e nos meus perfis nas redes sociais, esse papel de mediadora tem ganhado uma outra abrangência. Logo, não é descabido pensar-me como influenciadora, certo? Claro que numa dimensão e área muito específicas, mas o certo é que a abrangência do meu trabalho tem saído “fora de portas” da biblioteca e tem ganhado um lugar de referência e pesquisa. Repito-me: é tão gratificante. 
O que não me impede de questionar: como é que aqui cheguei? Primeiro, porque optei dar outra visibilidade ao meu trabalho, mas também criar uma plataforma que sustentasse outros aspectos relevantes, mas que não têm lugar no espaço da biblioteca e da mediação presencial. Afinal, há todas uma malha de leituras e aprendizagem que sustentam o nosso trabalho, certo? Depois, ao fazê-lo de uma forma muito simples, creio que as pessoas apreciam a transparência e sinceridade das minhas partilhas. O assumir que são um percurso e um processo de construção para fazer mais e melhor, como profissional e – se possível como pessoa -, além de ter um posicionamento não académico no modo e perante aquilo que publico. Tem sido realmente um processo de crescimento e apraz-me que faça sentido e dê algumas pistas a quem se detém a ler algumas destas partilhas. Nenhum destes textos é ou está fechado, poderia sempre dizer mais sobre o assunto. Mas essa nesga de possibilidade é sempre uma oportunidade futura. Por isso, obrigada a quantos se detêm e demoram por aqui e espero continuar a poder apresentar motivos de interesse para tal.
Já agora, preparem-se por que nos próximos dias haverá algumas novidades.
Stay tunned!

Comentários