Teletrabalho: Aplicações ? - Adelaide ¿

Miguel Bustos 

Tem sido um desafio enorme pensar a dinamização on line de actividades, pois o meu o meu foco estava sempre na dinâmica presencial. Frente a frente, há a possibilidade de emenda, uma troca directa com os participantes, uma aprendizagem mutua. No on line também existe, mas há filtros, sendo um deles, no mínimo, as nossas câmaras de PC ou telemóvel. E mesmo que haja resposta imediata, a dinâmica da resposta é necessariamente diferente.
No on line temos duas abordagens:
- video/tutorial – aqui o desafio é definir a mensagem com o máximo de exactidão possível e transmiti-la de modo claro e apelativo. Aqui a edição e tratamento de imagem tem um papel preponderante. Infelizmente, ainda não cheguei a esse nível.
- directo/aula – aqui o grande desafio acaba por ser a multitude de plataformas disponíveis, o que – paradoxalmente – pode limitar as nossas opções. Porquê? Algumas porque o seu acesso é pago e nem todas as instituições têm uma estrutura ágil na aquisição de licenças para os seus funcionários. Depois, o mesmo desafio se coloca com os destinatários. Depois, no campo das gratuitas, tudo vai depender igualmente dos nossos destinatários. Qual a que melhor se adequa ou a qual se adaptam. Há quem saiba fazer um mix de diversas e supostamente são todas intuitivas. Mas quando se tem de lidar com diversas a intuição de umas não serve para todas.
A verdade é que aos poucos, por tentativa e erro, lá vamos aprendendo. Gostaria de o estar a fazer a outra velocidade, mas considerando que o estamos a fazer um pouco sem rede, acho que é normal...

Comentários