Já aqui fiz um texto sobre a adaptação que as CL fizeram ao on line como forma de manterem a sua continuidade num período que ninguém sabia quanto tempo duraria, nem sabemos ainda. Ou como regressaremos ao certo, excepto que – independentemente do formato – iremos regressar. Mas um coisa é adaptar, outra é aproveitar o momento para avançar um novo projecto. E é tão bom registar o aparecimento de novas CL. E é isso que hoje quero partilhar convosco: algumas novas CL. São apenas 3 e deixo-vos os links de cada uma (através dos títulos)
Próximo Capítulo | Clube de Leytura | Leya
Este CL tem a particularidade de ser dinamizado editores do grupo. A cada mês, um dos editores sugere 4 livros, que são colocados a votação, sendo o livro eleito o mais votado pelos participantes. Depois, seguem-se 2 sessões em que além da patilha dos participantes, temos a perspectiva do editor – a escolha e alguns dos aspectos que a reiteram -, bem como a do tradutor no caso de um autor estrangeiro e eventualmente do autor no caso de um autor nacional. Esta perspectiva é distintiva e creio que a que – para mim - torna esta CL apelativa.
Clube de Leitura do Museu da farmácia
“Mensalmente estará a discussão um livro que integra a lista do PNL. Serão apresentados tópicos de discussão, informações sobre o autor e a sua obra, entrevistas, críticas literárias, depoimentos de editores, tradutores e escritores, entre outros documentos de interesse.” Aqui a marca distintiva é a aposta na lista do PNL, o que – do ponto de vista institucional – é uma opção segura, pois é avalizada por uma outra instituição. Já em termos de apelo para o público, é igualmente seguro, pois – a nível académico – o PNL é quase o guia para todos os professores e educadores. Então, é uma aposta duplamente segura. Lá está, institucional. (
Encontros Literários O Prazer da Escrita
Uma das vantagens do on line é o abolir a distância e permitir-nos participar em algo, independentemente do local. E normalmente o meu foco são as CL de leitores na área metropoltana de lisboa. Neste caso, estes Encontros são a partir do Algarve e dinamizados por Analita Alves dos Santos, com cujo trabalho de escrita me deparei através das redes sociais. O que foi um dos aspectos positivos destes útimos meses, o “tropeçarmos” no que o algoritmo nos traz e perceber o que outras pessoas fazem em prol desta partilha do livro, da leitura, da escrita e das suas ferramentas.
Terão surgido outras comunidades, outros grupos, outros projectos. Infelizmente, não os conheço todos. Por isso, aceito qualquer contribuição que me façam chegar. No entanto, gostaria igualmente de destacar o programa do PNL de incentivo à criação da Clubes de Leitura nas Escolas (CLE) e estou curiosa com os resultados que o mesmo poderá alcançar no próximo ano lectivo, que será muito provavelmente um ano igualmente sui generis.
Comentários
Enviar um comentário