Os livros que leio enquanto leio um livro

 

@ Pixabay

Já me vem sendo habitual intercalar a uma leitura mais extensa com outra ou outras de menor dimensão. Por vezes, é um assumido intervalo, seja pela extensão, seja pela intensidade. Outras, manifesta um certo desinteresse pela primeira leitura. Acontece também a nova leitura impor-se seja por necessidade, seja por curiosidade.

Normalmente, uma leitura não é intercalada por mais do que uma ou duas. Mas recentemente deu-se o caso de diversas leituras intrometerem umas dentro das outras, ao ponto de já não saber bem qual foi a leitura inicial. O que aconteceu? Não foi falta de qualidade das escritas, nem desinteresse, nem a curiosidade excessiva por um outro texto. Foi... foi... foi... talvez a necessidade de tempo para acomodar as nuances dessas leituras? O facto de conterem já em si imensas narrativas? O necessitar de outros registos, quiçá mais lineares? Com certeza de tudo um pouco.

Resta-me procurar o estado de espírito para fechar essas leituras, pois acredito que ainda têm muito a dizer-me. Um destes dias aqui deixarei as minhas impressões.

Comentários