[A Seleção], Kiera Cass

Pela primeira vez, decide-me a embarcar na leitura de uma série de livros destinada ao público juvenil, optando por uma à qual ainda não tive acesso via tv/cinema, apesar de já haver uma adaptação da Netflix para, pelo menos, o primeiro volume.  A verdade é que esta fórmula em série sempre de causou resistência, porque, na verdade, já sabia que não tinha a capacidade de compromisso com diversos livros, especialmente se a história e a sua escrita não me motivasse.

Inesperadamente, comprometi-me a ler o 5 volumes desta série e cheguei ao final. O que tirei desta leitura? Deixem-me enumerar:

- Hunger Games meets Cinderela (meets Handmaid?);

- a escola de escrita americana para jovens produz histórias eficazes do ponto de vista narrativo, mas às quais faltam profundidade de análise e desenvolvimento que, enquanto leitora adulta, me fazem falta;

- a escola de escrita americana produz histórias eficazes já desenvolvidas numa lógica de fácil adaptação ao cinema/tv. Todas a estruturação da história, o seu desenvolvimento e apresentação é meio caminho para adaptação a um guião. Em certos excertos, será apenas até uma questão formal;

- a escola de escrita americana gosta deste formato em série, pois, em termos editoriais, pode ser um grande filão financeiro, caso o público adira;

- uma das tendências para o público juvenil é a criação de mundos futuros (não muitos distantes) distópicos e ao coloca-los à frente da resolução dos problemas desses mundos dar-lhes eventualmente a oportunidade e chama-los à atenção de que a mudança está efetivamente nas suas mãos;

- ao mudar o foco de conflito de/para determinados temas, ajuda a relativizar outros;

- as mulheres têm um papel predominante ou assumem mesmo o protagonismo. Embora, nesta série em particular, as formatações sociais destinadas às mulheres me tenham deixado extremamente desconfortáveis (Katniss, volta, estás perdoada);

- não apreciei necessariamente a história, porque, mesmo na intenção de introduzir alterações sociais de empoderamento feminino, falha redondamente e consegue repercutir fórmulas culturais e socias redutoras e superficiais.

- todos os temas são superficialmente abordados.

Concluindo, adorei esta serie? Não. Acho-a redutora e fraquinha enquanto conceitos apresentados e respetivo desenvolvimento. O que considero positivo? Observar as técnicas de construção. Vou desistir e ler séries juvenis? Não. Estou a ponderar qual se segue (em principio, Os Instrumentos Mortais da Cassandra Clare. Estive a ver alguns episódios da série e estou curiosa para perceber diferenças.)

Título Original: [Selection] Livros da série: 1.o vol.: A seleção: / 2.o vol.: A elite: / 3.o vol.: A escolha / 4.o vol.: A herdeira: / 5.o vol.: A Coroa | Tradução: Alexandra Cardoso | Editora: Marcador | Local: Barcarena | Localização: BLX PG 82-31/CAS

Comentários