Chama-me pelo meu nome + Encontra-me, André Aciman

Como a maioria, vi o filme Chama-me pelo meu nome há vários anos e, também como a maioria, gostei de descobrir a história de enamoramento entre Elio e Oliver. Mesmo sabendo que o filme tinha origem num livro, tal nunca me suscitou a curiosidade de o ler. Até que, aqui há uns meses, percebi que o autor tinha escrito uma espécie de continuação. Aí, sim, fiquei intrigada para saber como é que o autor teria tratado e evoluído estes personagens e como é que esse tratamento se conciliaria com as expectativas dos fãs que ansiavam pelo reencontro deste par.

Escusado será dizer que as minhas memórias do filme eram já bastante difusas: um verão italiano, um adolescente de invulgar sensibilidade, um adulto jovem no início da sua carreira académica e a aceitação gradual de uma atração (amor?) cujo impacto, como qualquer primeiro amor – para mais de verão -, repercutiria na memória de ambos. Foi com esta premissa que entrei na leitura de Chama-me… O que encontrei? Uma história coming of age em que a diversidade e contrariedade de sentimentos é escalpelizada de modo até por vezes cansativo, mas cuja subtileza foi muito interessante acompanhar.

Encontra-me é aparentemente um objeto estranho, pois provocará sentimentos contraditórios e até de insatisfação. Tem a desvantagem de lidar com as expectativas d@s leitor@s quanto ao desenvolvimento da relação entre Elio e Oliver. Mas ao observarmos a história aquém dessa expetativa, é interessante o percurso que o autor nos pede para percorrer e perceber como é que este materializa as suas premissas.

Esta é uma história sobre maturidade, escolhas e segundas oportunidades, como a vida se compõem de camadas, nem sempre vividas pelos seus protagonistas, que se confluem em momentos decisórios e sobre a coragem de se assumir viver a vida que se ambiciona. Então, é muito interessante perceber como é que o autor nos encaminha para (spoiler alert) o desfecho desejado, sem, no entanto, satisfaze-lo na totalidade, o que deixará frustrados @s leitor@s que apenas querem saber do desfecho do par. Para quem se interessa pelo modo como os autores desenvolvem e materializam conceitos e temas, revela um labor que me faz querer voltar à obra de Aciman, que em Portugal tem ainda editado um livro intitulado Oito noites Brancas. Uma leitura para o verão, deste autor que gostei de descobrir.

Título original: Call me by your name | Tradução: Hugo Gonçalves | Editora: Clube do Autor | Local: LX | Edição/Ano: 1ª, 2018 | Impressão: … | Págs.: 283 | ISBN:  978-989-724-436-0 | DL: …/18 | Localização: BLX NC 82-31/ACI (80420478)

Título Original: Find Me | Tradução: Eugénia Antunes | Revisão: Rui Augusto  | Editora: Clube do Autor | Local: LX | Edição/Ano: 1ª, mar 2020 | Impressão: Eigal | Págs.: 272 | ISBN:  978-989-724-521-3| DL: 467098/20 | Localização: BLX NC 82-31/ACI (80453649)

Comentários