Dinossauro excelentíssimo, José Cardoso Pires

Esta não é a minha primeira incursão na escrita de JCP. Da primeira, O anjo ancorado, a memória é mais do que ténue. É praticamente inexistente, salvo pelo facto de que sei que o li. Da segunda, O Delfim, ficou um livro para a vida. Se não é a grande obra do autor, por lá andará e tornei-a uma referência recorrente nas sessões de escrita criativa. Foi assim que cheguei a este Dinossauro Excelentíssimo, livro com que iniciaremos a temporada 2022-23 do Clube de Leitura da Biblioteca Palácio Galveias.

O que dizer? Por onde começar? Tenho dificuldade pois o texto foge a fórmulas (será?, afinal há ali uma jornada do herói Tintim por Tintim). Talvez pelo autor a classificar como fábula e que, sendo uma alegoria satírica e crítica à mitificação da figura de Salazar, se torna uma obra impar no nosso panorama literário. Que brinca com os próprios formatos literários, criando transversalidades com outras formas de expressão tanto pela palavra, como pela imagem.

Aliás, tive o grato prazer de ler uma edição com as ilustrações criadas por João Abel Manta para este conto. O que me levou igualmente a visitar o trabalho deste artista plástico cujo traço reconheci, mas que não sabia identificar a autoria.

Gostei muito de conhecer esta obra tão peculiar, que me suscitou diversas curiosidades, entra as quais:

- Como será/seria traduzi-la;

- Como é que perdura no tempo e fala a outras gerações (impossível não tecer comparações com a ofensiva russa à Ucrânia e com as peripécias funerária de José Eduardo dos Santos);

Uma coisa é certa, tenho de voltar a JCP e já tenho ali a Balada da Praia dos Cães. Curiosa, curiosa.

Editora: Leya | Coleção: Coleção Essencial – Livros RTP | Local: Alfragide | Edição/Ano: 2016 | Impressão: Eigal | Págs.: 198 | Capa: Rui Garrido | Ilustrações: João Abel Manta | ISBN:  978-989-66-0406-6 | DL: 413140/16 | Localização: BLX PG 82P-34/PIR (80410412)

Comentários