A Madragoa é linda, mas... (*)

Rodolfo, empregado e figura paternal da Pastelaria Era uma vez…, situada ao fundo da rua, passou-lhe uma chávena de café cheia. Do Lote mais forte.

“Noite complicada?”

“Não me lembro da missa a metade!”, respondeu Cindy com uma voz rouca provocada pelo cansaço e os excessos da noite.

“Mas estás bem?”

“Nada que umas horas de sono e um duche não resolvam. Mas obrigada!”

“Vá, bebe lá isso e vai mas é descansar. E já agora, parabéns pela vitória!”

Cindy anui, bebe o café de um trago e acena adeus.

Sobe a rua e entra no prédio. Felizmente, o elevador está no piso térreo e Cindy entra, carregando automaticamente no botão. Encosta-se e nem se apercebe que já está no seu piso. Abre a porta com o mínimo de barulho e deixa tudo o que traz consigo no sofá da sala. Dirige-se à casa de banho. No espelho, depara-se com a maquilhagem esborratada e parece ter diante de si a noiva cadáver do Tim Burton. Enquanto entra para o duche, ouve movimentos pela casa. Parece que está também a acordar.

Após quase meia hora de duche, e quase revigorada, Cindy sente finalmente o corpo meio funcional. Da cozinha vem um aroma a torradas. Ao entrar, Pedro sorri-lhe e passa-lhe o prato com as primeiras torradas. Cindy sorri de volta.

“Isso é que foi celebrar.”

Cindy encolhe os ombros, como quem diz: que mais poderia fazer?

“Falta-te alguma coisa?”

“Que saiba não. Porquê?”, Cindy responde intrigada.

“Porque alguém fotografou isto e pôs a circular na net. Parece a tua.”

Cindy olha para a imagem, que conta já com inúmeros comentários e smiles, e de facto parece-lhe imenso a sua. Quase em stress, segue até ao sofá da sala e procura no meio das suas coisas. Um peso no peito. Falta-lhe uma. Deve ser realmente a sua. E agora, o que vai fazer sem uma?

“Será que diz onde está? Acho que é mesmo a minha. E agora?”

“Lamento dizer-te, mas acho que já foi.”

Uma lágrima rola pela face de Cindy. No meio da loucura pela celebração da vitória da sua marcha nas festas de lisboa, Cindy perdeu a sua rica sandália Laboutin comprada por uma pechincha na Vinted, a fada madrinha dos roupeiros dos menos bafejados por uma conta bancária mais recheada, que namorou durante meses.

Pedro sorri e diz em compreensão: “sim, eu sei. A Madragoa é linda. Mas as tuas Laboutin são ainda mais lindas.”

(*) Exercício realizado no âmbito de uma Sessão de Escrita Criativa. Sim, porque todos os desafios propostos são testados previamente. Desafio: Reformular uma história infantil, trazendo-a para a atualidade. Fonte de inspiração: a presente foto.

AB 12-10-2017, algures e sem par à vista


Comentários