Dinamizar 2 clubes de leituras: desafios e reflexões

 


Esta temporada assumi o compromisso de dinamizar um segundo Clube de Leitura. Apesar de ainda não termos entrado num ritmo habitual, pois ainda só se realizaram as primeiras sessões da temporada - e ainda me encontro sem a exigência de tempo de preparação e dinamização de outras atividades -, a verdade é que já me fui deparando com alguns dos seguintes desafios:

- a necessidade de estabelecer duas linhas de leitura diferentes. Como mediadora, não me interessa trilhar caminhos já percorridos, ou seja replicar programas e leituras. No entanto, sei que voltarei a algumas, pois cada participante tem um percurso de leituras diferente e raramente coincidente. E há que respeitar @s leitor@s e os seus desejos de alargar as suas experiências de leituras. É o que procuro fazer enquanto leitora também. Então, e respondendo igualmente a diversas solicitações, estabeleci 2 linhas de leitura diferentes, embora haja espaço para que, por vezes, sejam complementares.

- a duplicação de leituras “obrigatórias”. Claro que tem a vantagem de aumentar o meu reportório de leituras e conhecer novas obras e autor@s, mas também me reduz as leituras aleatórias ou por lazer (sendo que já não sei bem o que ler apenas por lazer). Claro que, de quando em quando, tentarei rentabilizar leituras prévias. Mas quando, será uma incógnita.

- o começar de novo. Estava preparada para começar quase do zero. Mas ao partilhar a informação sobre o novo Clube de leitura, e ao constatar a adesão divers@s leitor@s, sinto-me uma privilegiada. Sinto que tenho criado uma ligação com est@s que me permitem iniciar um novo projeto com segurança de ter um público de partida. não ter de o fazer. Claro que estou curiosa e motivada para conhecer nov@s leitor@s, que sei que a seu tempo chegarão, mas é bom saber que começar de novo, não é começar do zero.

- um novo espaço. Por ora, este será o desafio mais diferenciador. Cada espaço tem as suas especificidades, desde as características físicas, passando pela dinâmica de público e até a de gestão. Claro que não um desafio de maior complexidade - senão o que seria de todos nos, não é? – é aquele que, até a realização de uma primeira sessão no local, me deixa curiosa.

Por ora, estes foram os pontos de reflexão que dinamizar 2 Clubes de leitura me suscitaram. Com o tempo, outros se colocarão, com certeza. Aqui estarei para os ponderar e partilhar.

Comentários