GoodReads: ainda podemos viver sem? Sim, mas não seria a mesma coisa

 

Já não me lembro como tive conhecimento desta plataforma. Sei que me registei a Junho de 2009 e durante anos não lhe liguei patavina. Até que há cerca de 3 anos, me falaram na funcionalidade dos objectivos anuais de leitura. A partir daí, comecei a registar os meus progressos de leitura e a perceber algumas das suas outras potencialidades. Atualmente, é uma ferramenta integrante dos meus hábitos de leitura.

Quais as funcionalidades desta plataforma? (Pelo menos as que utilizo)

- o registo de leitura (completa ou progresso);

- intenções de leitura;

- desafios anuais;

- estatísticas variadas (nº páginas/livros por ano/mês, cruzamento entre ano de leitura/edição)

- avaliação por estrelas e apreciação escrita;

- visualização rápida das capas (e percepção de padrões de leitura);

- diversas informações relativas aos hábitos de leitura de outros inscritos;

- diversas informações sobre o mercado e novidades editoriais norte-american@s.

Há poucos dias, encontrei uns registos antigos de leituras. Tenho estado a coloca-los no GoodReads e é engraçado perceber como durante muito tempo não fui uma leitura profícua. Mas que nos últimos tenho aumentado a minha capacidade de leitura. Embora sinta que estou a chegar ao limite prático da mesma. Daqui a uns dias, vou olhar para esses registos e tentar (com números) perceber melhor como tem sido o meu percurso de leituras nos últimos anos. 

Comentários