I Encontro Nacional de Grupos de Leitores da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

Decorreu esta segunda feira, na Maia, o I Encontro Nacional de Grupos de Leitores da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. Foi uma oportunidade de reencontrar colegas de outras bibliotecas, que – tal como eu – temos esta paixão dos Clubes de leitura e que tenta – enquanto mediador@ - fazer o melhor possível para com @s noss@s leitor@s e perante este moinho de vento que é promoção da leitura.

É sempre importante a realização deste tipo de encontros, pois todos temos experiências diferentes, a partir de cuja partilha podemos sempre aprender. Foi também uma oportunidade de refletir na minha experiência como leitora, como mediadora (e também como partilhadora), que me trouxe uma segurança e tranquilidade, mesmo perante novos projetos e desafios, como o que agora estou a encetar. Gostaria de ter partilhado diversas impressões e aprendizagens neste encontro, mas não foi possível. Outras oportunidades surgirão, quem sabe em encontros futuros.

As partilhas e questões levantadas durante o encontro fizeram-me rever algumas das reflexões que tenhoaqui partilhado ao longo dos anos. Embora não tenha alterado grandemente a minha postura, a experiência leva-me a ter outras perspetivas. Então, nos próximos tempos irei acrescentar algumas ideias e reflexões, como, por exemplo, sobre o cativar jovens. Espero que sejam úteis. 

Este blogue tem sido sempre também um espaço de partilha que espero útil para quem se dedica aos clubes de leitura, numa tentativa de colmatar algumas lacunas relativas à produção de informação em português europeu sobre o tema. Sei por alguns retornos, que este contributo singelo encontra eco.

Vou aguardar expectante por um novo Encontro. Até lá, já sabem, encontramo-nos num Clube de Leitura perto de si.

Comentários