Clubes de leitura: nº ideal de participantes

Clube de Leitura Biblioteca Palácio Galveias, Feira do Livro de Lisboa 2022

Quer como participante ou como mediadora, já (es)tive sessões que tanto variaram entre 3 a mais de 25 participantes. Isso não impediu que qualquer das sessões fosse positiva, agora serão o nº ideal? Não, não são. Qual será então o ideal? Não é um nº único, mas coloco-o entre os 8 e os 16 participantes. Porquê? Vamos então lá ver.

Para mim, há 3 fatores essenciais que determinam/condicionam o que poderá ser esse nº ideal. São:

  1. Características físicas do espaço: a dimensão, o conforto do mobiliário, a acústica (interna e externa) e a privacidade ou recolhimento existentes, tudo contribui para o sucesso de uma sessão. Pois se a experiência não for também fisicamente agradável, a curto prazo afasta o público. Já todos o sabemos.
  2. Dinâmica do grupo: Há quanto tempo o grupo está constituído? É necessário integrar novos participantes? Quantos? Como é que é a dinâmica da partilha? Há alguém assoberbador de participação? Alguma quezília?

Bem, na verdade, nunca assisti a uma quezília, apenas a respeitosos desacordos. E quando não nos identificamos com a dinâmica de um CL, o melhor que temos a fazer é procurar outro ou até estabelecer um novo. Já o fiz.

Normalmente, não é difícil integrar novos elementos. Já integrar um grande nº de participantes, especialmente quando são inesperados, pode ser um desafio.

  1. Experiência do mediador/moderador: Não há uma fórmula de mediação. Mas há caraterísticas que facilitam, é certo (Ver: Perfil do dinamizador de Mediador de Comunidades de Leitor) e com a experiência vamos aprendendo a ultrapassar as dificuldades. Há por vezes sessões mais complexas e confusas? Hei, faz parte.

Voltando à questão do nº ideal, que coloco entre os 8 e os 16 participantes. Este nº permite um fluir e uma diversidade de participações em que ninguém se atropela mas tod@s têm oportunidade de se exprimir. Pela minha experiência, quando há pouc@s participantes, est@s sentem uma pressão acrescida. Quando há bastantes, facilmente se entra em conversas paralelas que criam ruido e destabilizam a sessão.

Comentários