Escrita em Dia : regressar a um projeto

O Escrita em Dia nasceu de uma conversa entre colegas, organizamo-nos e o projecto iniciou-se em 2018. Nesse ano, e pela primeira vez neste papel, conversei com Nuno Camarneiro – que não podia ter sido um melhor primeiro convidado, Bruno Vieira Amaral, David Machado, Maria Manuel Viana – que entretanto nos deixou, privando-nos de novas conversas - e Joana Bertholo.

O projeto recebeu ainda outros convidados e mediadores: o João Tordo conversou com a Rute Teixeira, o Rodrigo Gudes de Carvalho com o Bruno Vieira Amaral, o Afonso Reis Cabral com Carlos Vaz Marques, o Sandro William Junqueira e o Richard Zimler (foi um privilégio assistir que por questões técnicas não foi partilhado) com o Ricardo Duarte. A instabilidade dos últimos anos não permitiu que o projeto retomasse em pleno e foi apenas pontual. Estiveram diversas conversas agendadas, que foram desmarcadas. 

Este ano, com outra experiência e outra bagagem, achei que era tempo de retomar um projeto semelhante. Tinha inclusive outro nome. No entanto, em equipa, considerou-se relevante retomar o nosso Escrita em Dia. Com ligeiras alterações, pois, à partida, está sedeado na Biblioteca Palácio Galveias e não fará itinerância pela rede. Mas nunca se sabe. Outra ideia que tenho para o projeto é alargar o leque de convidad@s a outros nomes com ligação ao mundo da escrita e da edição, mas não necessariamente autor@s. A ver vamos.

Por agora, estou muito feliz com a oportunidade de ter conversado no passado mês com o José Gardeazabal e de na próxima segunda ir conversar com a Lúcia Vicente. Em Maio, devido ao Festival 5L e à Feira do Livro, faremos uma pausa. Depois retomaremos em força a partir de Setembro. Por isso, estejam atent@s e, já agora, com quem gostariam de conversar? Aceitamos sugestões.

Comentários