Escrita Criativa & Séniores

Terminei hoje, um ciclo de trabalho com séniores institucionalizados. Um trabalho que iniciei entre final de outubro e principio de novembro, quando as inconstâncias provocadas pela COVID-19 começaram a abrandar. desde então, foi possível uma deslocação sistemática aos parceiros institucionais, cujos utentes apresentam dificuldade de mobilidade que lhes permita a vinda à biblioteca.

Nestas deslocações, são dinamizadas atividades adaptadas e simplificadas de escrita criativa, uma vez que o público institucionalizado é bastante heterogéneo e com níveis diferenciados de competências/limitações sociais, formação e capacidades físicas e psicológicas. E embora os participantes nem sempre consigam fazer os exercícios de escrita propostos, que por vezes são substituídos por desenhos, as sessões fomentam o diálogo, o desabafo e a partilha de histórias de vida, bem como um momento de boa disposição a que todos aderem voluntariamente. 

Não sei se ou quando retomarei estas atividades, pois há diversas condicionantes a considerar, nomeadamente outros projetos que poderei vir a desenvolver. Mas uma coisa vos garanto, foram meses de imensa aprendizagem, não só no descomplicodromo de pensar as atividades e as expetativas, como pelo lado humano. 


Comentários