Raizes brancas, Bernardine Evaristo

 

Esta é a minha segunda incursão na escrita de Bernardine Evaristo, que tem três títulos editados em Portugal. O primeiro foi rapariga mulher outra e o mais recente é Mr. Loverman, cuja leitura irei iniciar daqui a uns dias. Estou curiosa porque este é um daqueles casos de uma escritora que me oferece realmente uma perspetiva diferente.

Neste Raízes Brancas, cria uma história alternativa da escravatura, contando as mesmas histórias de crueldade e opressão guiados por uma personagem feminina, mas invertendo os papéis, tornando escravos os europeus. É um exercício relevante, que nos confronta com a realidade de que, escravo, poderia/poderá ser qualquer um de nós. Mas sobretudo nos confronta com o quão enraizadas estão as nossas imagens de escravatura. Por mim falo, que  constantemente me depara com a figura desta protagonista como sendo albina.

Título original: Blonde roots | Tradução: Miguel Romeira | Revisão: Joaquim E. Oliveira | Editora: Elsinore | Local: Amadora | Edição/Ano:  1ª, jun 2021 | Impressão: Publito, Braga | Págs.: 282 | ISBN: 978-989-564-605-0 | DL: 483311/21| Localização: BLX Gal 82-31/EVA (80475567)

Comentários