A flor amarela: ímpeto e melancolia em Machado de Assis, Anabela Mota Ribeiro

 


Dediquei-me a esta leitura com o intuito de preparar o encontro de dia 05 de Dezembro com a autora nas Galveias. À partida, o desafio era ler um trabalho mais extenso e profundo sobre uma obra/autor, pois há muito que não leio mais do que artigos, na maioria retirados da internet, e algumas entrevistas, sobre os livros/autores abordados nas atividades. O livro debruça-se sobre As memórias póstumas de Brás cubas, que nunca li, de Machado de Assis, de conheço o alienista e Dom Casmurro. Livros que apreciei bastante, em particular as desventuras de Bentinho e o olhar oblíquo de Capitu.

Da autora, além da sua presença nas redes, que foi uma companhia durante a pandemia, li recentemente O Quarto do bebé, livro que será o mote do nosso encontro, e a sua primeira incursão na ficção. E, claro, algumas das suas propostas televisas, de que gostei particularmente do Curso de Cultura Geral. Um destes dias, hei de ver na RTP Play as Seis propostas para este Milénio, o seu mais recente programa.

Quanto à Flor Amarela. Foi uma viagem muito interessante. Levou-me pelo pensamento metafisico de Schopenhauer, que não lembro nada de estudar; pelo humor e ironia de Machado, logo por uma desconstrução das normas que regem a realidade e o seu quotidiano; pela noção de escrita como criação e forma de combate à finitude, logo de legado, logo salvação; pela cor amarela da melancolia – que se cruzou entretanto pela fome amarela de Carolina Maria de Jesus - , pela inconvencionalidade do formato e organização dos capítulos.

Claro que há sempre num trabalho destes a sensação de referências que não se atingem. Não faz mal. Como disse, não li o livro de inspiração. Mas o mais curioso é que me abriu portas de compreensão para algumas escolhas em O Quarto do bebé. Estaria até capaz de relê-lo à luz destas noções, que apenas salientei brevemente. E deixou, claro, a vontade de, finalmente, ler As Memórias póstumas. Quem sabe, um destes dias.

Editora: Quetzal | Coleção: Língua comum | Revisão: Carlos Pinheiro | Edição/Ano: 1ª, fev 2017 | Local: LX | Págs.: 168 | ISBN: 978-989-722-350-1| D.L.: 419484/16 | Localização: BLX BPG 82P(81) ASS.09/RIB (80402537)

Comentários