A Ilha, Mayte Alvarado

Andava eu a codrilhar numa superfície comercial e a ver as novidades editoriais em termos de novelas gráficas e banda desenhada, quando este A ilha me chamou a atenção. Sentei-me então para o desfolhar. Vá, para o ler efetivamente e logo nas primeiras páginas fiquei rendida. Esta é uma história contada prioritariamente por imagens. O texto existe, mas sublima a imagem e a sua poesia e fatalidade e não o contrário, como é mais habitual. Aqui, as imagens são as rainhas em que convivem duplos sentidos ou duplas imagens, que conferem à história uma dimensão e profundidade que esta pretende. Que esta materializa. É uma história sobre o poder do mar sobre as pessoas. Um mar que dá, um mar que tira. Daí a sua dualidade e dimensão, ora redentor, ora punitivo, mas sempre profético. O traço é lindo por si só, mas conjugado com a história é uma soma multiplicadora. Fiquei curiosa em conhecer mais o trabalho da autora. Desafio-vos a faze-lo também.

Tradução: … | Revisão: …  | Editora: Levoir | Local: LX | Edição/Ano: 1ª, out 2023 | Impressão: … | Págs.: 152 | ISBN:  9789896829261 | DL: … | Localização: …

Comentários