Mitolândia

 


Terminei há dias mais um ciclo de Escrita Criativa : Introdução às Escrita de Ficção. Já perdi um pouco a conta as edições, mas creio andar as oito. Como tal, resolvi introduzir uma alteração e alterei a sequência de sessões. Comecei a dinâmica com a criação conjunta de um mundo, a partir do qual fomos desenvolvendo os exercícios/desafios das sessões seguintes.

Partilho convosco uma versão limpinha desse mundo. Faz-vos lembrar os mapas de início de alguns livros, embora mais tosco (e colorido)? A criação de mundos simples ou complexos faz parte não só da escrita clássica, como de áreas paralelas, como a criação de jogos.

E sempre muito interessante explorar e refletir como é que as circunstancias físicas moldam uma história, com os seus potenciais e condicionantes. Que pessoas habitam determinada geografia e como é que esta é organizada. E estas são apenas algumas das perguntas / reflexões efetuadas.

Quando escrevem uma história, também desenham o vosso mundo à priori ou vão desenvolvendo à medida da mesma? Ou quando escolhem um espaço, ele já existe?

Eu gosto mundo deste exercício de construção. E vocês?

Comentários