Objetivos de Escrita | 2024-2025

Não sendo um dos temas que mais aqui abordo, os mais distraídos poderão não ter percebido que estou a desenvolver um projeto de ficção de grande extensão. Ou seja, estou a tentar escrever o que se poderá classificar como um romance, mas cuja palavra não me sinto à vontade para utilizar.

Iniciei o projeto em maio de '22. Teve momentos de grande avanço e outros de estagnação. Não posso dizer que em algum momento me abandonou os pensamentos, mas nem sempre me sentei para os colocar no papel ou num ficheiro. 

Pelo meio, sinto que muito de como escrevo se alterou. Sinto que aprendi imenso e ainda vou aprender mais. Que não faço a mínima ideia do que farei quando o acabar, mas que o hei de acabar, mesmo que falhe todos os prazos que me imponho. 

Sei que me propus escrever uma história com a alguma complexidade, que espero conseguir transmitir. Sei que queria/quero escrever uma história que me interessasse ler e que estou a ir nesse caminho. Sei que me queria/quero desafiar e isso coloca-me muitas vezes perante obstáculos que não sei imediatamente como resolver, daí os interregnos. Sei que a cada avanço, surgem ideias que vale a pena incluir e que me farão rever quase todo o trabalho já realizado, mas isso não me desanima. Fico entusiasmada quando, a novas leituras, penso: uau, isto é interessante e vale a pena, a determinado momento, incluir esta perspectiva. Sei que a procrastinação é, quase sempre, insegurança. Sei que pouco a pouco me aproximo do objetivo, mesmo quando decido que vale a pena incluir algo mais. Sei que vale a pena definir metas, mesmo quando não as cumpro na totalidade. 

Sei que os próximos dois meses, devido a diversos projectos profissionais, serão de pouca escrita. Por isso mesmo, tentei perceber como poderei organizar as próximas etapas deste projeto. Cheguei a uma previsão de ter uma versão legível por leitores beta no final de '25. Parece tão longe no tempo e difícil de cumprir e simultaneamente realista para os meus tempos e processo em progresso. Seja como for, partilho convosco o meu plano de trabalho. 

Por último, só posso desejar, a todos os que andam de volta dos seus projetos de escrita, que '24 seja de concretizações



Comentários